Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

Corpo artístico da Sociedade Musical Bachiana Brasileira - SMBB, a Cia. Bachiana Brasileira nasceu carioca em 1999 configurando a expressão de uma atitude cujas conseqüências estéticas constituem a sua meta e o seu principal diferencial. Desde então desenvolve projetos com repertório, elenco e tempo de realização definidos para cada produção, buscando, de forma disciplinada e perseverante, uma sonoridade própria na execução da música de concerto, nacional e estrangeira. A direção e a regência são do seu fundador, igualmente criador da SMBB, maestro Ricardo Rocha. O alto padrão de qualidade com que executa do colonial brasileiro e barroco europeu à música contemporânea explica a posição ímpar que a Cia. Bachiana Brasileira ocupa hoje no cenário musical brasileiro, como atesta o 1º Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro recentemente recebido.


Rádio e Televisão

Reunindo orquestra, coro e solistas, desde 2001 suas produções vêm sendo gravadas ao vivo na Sala Cecília Meireles e transmitidas localmente pela Rádio MEC e, para todo o país, através do programa “A Grande Música”, da TV Brasil. Gravações (CDs e DVDs). Além de “Brasil a Quatro Vozes” (1999) e “Tributo a Bach” (2001), lançou ainda “Dois Séculos de MBC – Música Brasileira de Concerto” (2004), o CD duplo "Painel da Brasilidade na Música de Concerto" (2005) e “Obras Raras na Música Brasileira de Concerto” (2006), com registros escolhidos da série anual “Selo Musical” do Centro Cultural Correios, voltada para a difusão da música brasileira de todos os tempos. Em 2007 lançou o DVD “Quadros de uma Alma Brasileira”, com os Choros de câmara de Villa-Lobos, gravado em apresentação ao vivo na Sala Cecília Meireles. Em 2008 gravou o CD “Requiem, de Marcos Portugal”, em comemoração aos 200 anos da chegada da família real ao Brasil, e o DVD “Motetos de Bach”, lançados no início de 2009. 

Turnê na Ásia

Em outubro de 2009, a orquestra da Cia. Bachiana Brasileira realizou apresentações em Hanói e Cingapura, a convite do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores,
em comemoração ao 50º aniversário do falecimento de Heitor Villa-Lobos.  

Missão

Entre os principais objetivos da Cia. Bachiana Brasileira estão a produção e realização de atividade musical erudita, tais como concertos, recitais, óperas, musicais, gravações, festivais, cursos de férias e extensão, assim como seminários de música, aulas e atividades similares, executados com alto padrão de qualidade e profissionalismo, nos quais todos os recursos auferidos são reinvestidos em prol de novos eventos e de seu próprio desenvolvimento e expansão.